De onde vêm, quantos são, o que consomem, quanto tempo ficam em seu site? Bem- vindo ao universo Google Analytics!

Ufa! Que longo caminho trilhado hein!?

Foi discernimento comunitário: vamos investir em um site. Depois veio a contratação, a aprovação do layout, o primeiro conteúdo, a publicação, o treinamento e, lá está ele, no ar, 24h por dia, 07 dias por semana; muito prazer: seu site. O endereço on-line da sua paróquia e da comunidade, é sua casa de missão na internet.

E agora José, o que fazer?

É só publicar conteúdo e pronto? Nããão!! Sonoro não!!

Muita calma nessa hora. Respira! Antes de publicar conteúdo é importante compreender quem está com você no seu território digital. Seu público alvo que visita o site. Para isso o caminho mais seguro sem sombras de dúvida, é fazer uso do Google Analytics.

Nele você vai encontrar várias “métricas”. Antes de continuar quero só fazer um combinado, podemos? Como você já tem o meu contato de whatsapp, vamos combinar assim, todas as vezes que você não entender algum termo, você me pergunta ok? Eu amo tecnologia, pode ser que eu empolgue com as nomenclaturas e a solução você já sabe: só chamar no suporte.

Voltando…. cadastre o e-mail da paróquia | comunidade | missão no Google Analytics (acesse:https://analytics.google.com/ ) compartilhe conosco, via suporte [veja nosso passo a passo], pois assim, nós como Agência te acompanharemos, e dentro do Analytics você perceberá alguns termos importantes, tais como:

Usuários – São números de pessoas que visitaram o site.

Sessão – É o número do tráfego mediante escolha de datas que o site recebeu. É diferente de usuário, pois os usuários podem entrar no site várias vezes! Mas fica registrado de duas formas, uma IP, ou seja, número de identificação na internet e outra como sessão, por isso os números podem ser diferentes.

Tem mais métricas, no Google Analytics. Você poderá perceber qual a geolocalização do seu público alvo, mostrando de onde eles estão acessando, qual a faixa etária, bem como de onde eles estão sendo direcionados, se são orgânicos (busca no Google) ou se vêm do email, anúncios, de outros sites ou de redes sociais, ou se são apaixonados pelo seu conteúdo e já abrem o navegador e digita seu endereço!

Eu sei, eu sei, são muitas informações! Mas eu sou porta voz da boa notícia. Eis que anuncio que faremos uma série sobre Google Analytics, te ensinando a como fazer análise de dados. Juntos enxergaremos as métricas e produziremos comunicação a partir delas.

Por hora, preciso apenas que você cadastre sua instituição no Google Analytics e envie para nosso suporte o e-mail cadastrado. Veja o tutorial abaixo e vamos juntos embarcar rumo a esse “planeta” chamado Analytics. Simbora?

Caso tenha uma conta de e-mail gmail, basta encaminhar o mesmo para: suporte@paroquia.site solicitando vinculação ao analytcs.

Caso não tenha uma conta gmail, não se preocupe e não crie pânico:

Acesse :https://analytics.google.com/analytics/web/

Criar conta:

Para o meu negócio:

Preencha as informações: O endereço pode ser o endereço de e-mail já em utilização de preferência e que tenha acesso.

Clique em próximo.

Na próxima tela acesse o seu e-mail e ensira o código de confirmação.

Esse é o título do e-mail, caso não encontre na caixa de entrada, confira no spam demais pastas ou pesquise por: confirme seu endereço de e-mail.

Caso apresenta mais alguma etapa, basta prosseguir e finalizar o cadastro.

APÓS FINALIZADO, ENCAMINHE O ENDEREÇO DE E-MAIL UTILIZADO, PARA suporte@paroquia.site solicitando o acesso ao Google Analytics.