Lavagem dos pés, estilo familiar!

Talvez nem seja preciso dizer que esta não é uma Semana Santa típica. Mas, o discípulo guarda a fé e a esperança para o lava-pés: este ano, todos os membros de uma família serão selecionados!

Parece paradoxal, mas as limitações da pandemia realmente proporcionaram uma grande oportunidade – participar da liturgia da Quinta-feira Santa de uma forma profundamente pessoal, intimamente unida como uma família.

A cerimônia do lava-pés faz parte dos eventos da Quinta-feira Santa, na qual o celebrante lava os pés de 12 pessoas que representam simbolicamente os 12 discípulos originais de Cristo.

No entanto, sob a exigência da ordem pública de cuidados para o distanciamento social, os católicos estão sendo aconselhados a levar esse ato simbólico de serviço para dentro de suas casas.

Nós, do Paróquia.site, continuamos nesta Semana Santa sugerindo ideias e motivações para que a sua paróquia os possa oferecer aos paroquianos. Fique à vontade para utilizar o texto em seu aplicativo e site paroquial, faça as adaptações necessárias de acordo com suas necessidades.

Incentive seus paroquianos! Veja como:

Faça uma cerimônia simples do lava-pés com a família. Leia João 13, 1-15. Lavem os pés um ao outro. Sugira aos paroquianos que entre eles possam  compartilhar maneiras pelas quais eles possam prestar serviço uns aos outros. O resto da noite, fique em silêncio, passando um tempo com Jesus no jardim.

• Indique o link do site que transmite a Celebração de Lavá Pés, www.nomedasuaparoquia.com.br/missa, Quinta-feira Santa começando às 19h – portanto, certifique-se de fazer os preparativos no início do dia.
  • Coloque uma fileira de cadeiras de cozinha ou sala de jantar na frente de sua televisão ou computador; uma para cada membro da família.
  • Localize uma bacia – que pode ser uma tigela grande de servir, uma panela ou um recipiente de plástico de armazenamento.
  • Localize uma jarra ou vaso para despejar água (se você não tiver uma jarra, você pode usar uma jarra de leite ou suco desbotada).
  • Reúna uma pilha de toalhas de mão – uma para cada membro da família, se possível.
  • Opcional: Coloque velas ao redor do local da transmissão da missa em sua casa.
  • Opcional: Imprima as leituras da Missa, uma para cada membro da família.
  • Observação: ofereça um download com uma oração de comunhão espiritual para crianças e os adultos e o roteiro para a cerimônia do lava-pés em família.

Pouco antes do início da missa:

• Encha o (s) jarro (s) de água
  • Acenda as velas
  • Peça ao seu filho “adolescente” para descobrir como o aplicativo do YouTube funciona na sua televisão.

Transmissão da Santa Missa

• No final da homilia, os sacerdotes irão convidá-lo a participar no lava-pés em casa. Nesse momento insira sua própria cerimônia do lava-pés em família na liturgia.
  • Apresente sua cerimônia de lavagem dos pés em casa com uma explicação simples. Você pode falar com suas próprias palavras ou dizer o seguinte: “Jesus lavou os pés de Seus discípulos em um espírito de amor, humildade e serviço. Lavo seus pés hoje, porque quero amá-lo tão perfeitamente como Cristo o ama. Quero servi-lo humildemente enquanto nossa família inteira aprende a servir uns aos outros, especialmente durante esta época, quando estamos tão unidos em casa ”. (Observação: este texto deverá está incluído nas leituras para download; disponibilize o link em seu site e aplicativo paroquial.
  • Se for casado, talvez queira fazer junto, com seu cônjuge servindo e lavando e o outro secando.
  • Resista ao impulso de acelerar o processo. Seja intencional, tome tempo e demonstre a mesma reverência que nossos padres fazem durante a missa da Quinta-feira Santa.
  • Recite a tradicional antífona a cada lavagem: “Eu vos dou um novo mandamento: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei, disse o Senhor. (bis)” (Observação: este texto deve incluído nas leituras para download)
  • Retome a missa e continue com sua participação típica.
  • Opcional: reserve algum tempo após a missa para refletir sobre esta experiência com sua família.

REFLEXÃO EM FAMÍLIA

A liturgia da Quinta-feira Santa (e de todo o Tríduo e de cada Missa) expressa de maneira única – representa ou torna presente – os eventos da vida, morte e ressurreição de Jesus. A Quinta-feira Santa é do tempo de hoje, porém somos convidados a retroceder e a participar com Jesus e seus discípulos na primeira refeição eucarística. Simultaneamente, os dons e as graças da primeira Quinta-Feira Santa aplicam-se às nossas casas e aos nossos corações; Jesus se oferece para lavar nossos pés em perfeito amor, humildade e serviço.

Por que você acha que Jesus lavou os pés de Seus discípulos?

Por que reencenamos o lava-pés dos discípulos durante a missa da Quinta-feira Santa? Você pode pensar em outros relatos do Evangelho que reencenamos durante a missa ou o ano litúrgico?

Qual foi a sensação de ser “escolhido” para a cerimônia do lava-pés deste ano?

De que outras maneiras Jesus serve a Seus discípulos? Como podemos servir uns aos outros durante esse tempo?

Jesus demonstra Sua humildade fazendo um trabalho indesejável – lavar os pés! De que maneiras podemos demonstrar a virtude da humildade em casa?

Precisa de suporte para melhorar sua comunicação paroquial? Nós podemos te ajudar!