Muito antes de o Papa Bento XVI ser papa, ele era o Cardeal Ratzinger. No início da sua história com a teologia, ele teve uma experiência que mudou sua pregação e sua visão de fé.

Ratzinger enviou um de seus ensaios teológicos a seu colega, Hans Urs von Balthasar, para revisão e comentário. Balthasar respondeu-lhe por um cartão dos correios. Em breves linhas, depois de expressar seus agradecimentos pela escolha de sua pessoa, acrescentou uma frase concisa que deixou uma impressão indelével em Ratzinger:

“Não pressuponha a fé, proponha-a.

“Em outras palavras, proponha continuamente o essencial do mistério cristão – o Evangelho nunca parte do princípio que seu público acredita ou, muito menos, conhece os fundamentos do Cristianismo”.

O mesmo princípio também pode ser aplicado à tecnologia e suas facetas na evangelização on-line.

Evangelize e catequize através do aplicativo e site da sua paróquia.

Frequentemente, as paróquias passam a maior parte do tempo preenchendo seu site com informações de contatos e breves sinopses sobre vários ministérios, pastorais e movimentos, horários de missas, inserindo o boletim paroquial e fornecendo informações de contatos das equipes.

Todas essas coisas são definitivamente necessárias para o site de qualquer paróquia, mas são apenas um ponto de partida.

Vá mais longe, além da ideia de uma lista telefônica ou menu, crie um conteúdo único que visa cativar o coração do visitante (evangelizar/querigma) conduzindo-o a uma compreensão mais profunda do mistério cristão (catequizar).

Então, como isso pode ser feito em termos concretos?

Escolhemos sete sugestões para você colocar em prática em seu website paroquial. Confira:

1. Crie uma página em seu site (BLOG) com o essencial da mensagem do Evangelho do dia ou do domingo. Em seguida, o conteúdo ganhará automaticamente um destaque no bloco na página inicial do aplicativo e site da sua paróquia. Insira o link para essa página no Facebook, na bio do Instagram e nos grupos de Whatsapp.

Lembre-se, todos os paroquianos são chamados a ser discípulos missionários! Provoque isso neles! Peça-lhes que espalhem a mensagem da paróquia para os amigos e grupos de que participam. Vamos aproveitar este momento para termos não só paroquianos de bancos de igreja, mas verdadeiramente missionários. Talvez, esse possa ser um dos maiores legados da pandemia. A incrível capacidade de usar a internet para evangelizar.
  2. Tenha uma página única para cada um dos 7 sacramentos com explicações, citações do Catecismo e vídeos incorporados do YouTube, com a mensagem do pároco explicando, por exemplo, “o mistério da Sagrada Eucaristia”.

Faça enquetes e responda às dúvidas dos fiéis.
  3. Faça uma seção de “Perguntas frequentes sobre o catolicismo” que responda aos mal-entendidos comuns que as pessoas podem ter sobre o que acreditamos. Esclareça as polêmicas sempre utilizando respostas oficiais do Vaticano ou da CNBB.
  4. Gere um formulário de contato online para que os visitantes possam fazer qualquer pergunta que desejarem sobre a fé católica. Envie sua resposta diretamente para eles, via e-mail e publique a resposta em seu site. O discipulado é uma etapa de formação constante. Indique livros, artigos na internet e vídeos.
  5. Utilize sempre links confiáveis que representam oficialmente a Igreja:
  • Site da Arqui(Diocese)
  • Site do Vaticano
  • Notícias do Vaticano
  • CNBB
  1. Use o blog da sua paróquia para abordar um tópico diferente da Fé a cada semana. Em seguida, peça à secretaria da paróquia, PASCOM, membros do conselho para espalharem aos demais membros da paróquia.
  2. Produza Podcasts– Faça upload de gravações de áudio de apresentações sobre tópicos da Fé Católica, para uma audição rápida e fácil em uma página da web. Na internet há vários tutoriais de como fazer podcast.

Por fim, lembre-se da dica de ouro. Antes de comprar equipamentos tecnológicos e programas de software, dê atenção primeiro à construção da equipe de comunicação, a fim de que sejam efetivamente missionários desta. A equipe deve construir conteúdo para as mídias e envolver, não só a PASCOM, mas a secretaria paroquial, os jovens, enfim toda a comunidade.

Você consegue! O continente digital o espera.