Evangelização: Lance suas redes

As novas mídias e, especificamente, sites, blogs e ferramentas de rede social como Instagram, Twitter e Facebook, nos permitem “lançar nossas redes” como nunca antes. Jamais na história da humanidade tivemos maior oportunidade de evangelizar para tantos e tão rapidamente. É necessário “não ter medo” de lançar nossas redes através do uso da Nova Mídia e confiar na imensa “captura” que Deus fornecerá.

Catequese: Nutrir o rebanho

Não só podemos usar as novas mídias como ferramenta de evangelização, mas também como forma de catequese. Sites, blogs e podcasts de vídeo / áudio são excelentes meios para a criação de bibliotecas digitais que podem ser acessadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Redes sociais, como Twitter e Facebook, são ótimos veículos para direcionar e convidar outras pessoas a beberem desses reservatórios de conhecimento e sabedoria. Portanto, “não tenha medo” de “alimentar o rebanho”.

Discipulado: Cumprir, não abolir

As Novas Mídias não podem substituir os relacionamentos pessoais necessários para o verdadeiro discipulado. Embora sejam uma grande ferramenta para evangelização e catequese, o objetivo do uso das Novas Mídias é, em última análise, trazer outras pessoas a um relacionamento com Cristo por meio de Sua Igreja. Assim, a internet e as novas mídias não devem abolir os relacionamentos pessoais exigidos para o discipulado, mas sim cumpri-los, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias em tempos de pandemia, bem como, comunhão com ordinário local, que tem autoridade eclesial para direcionar a Igreja em sua respectiva realidade.