Todo aquele que trabalha na profissão de marketing, seja no mundo secular ou para a Igreja, sabe que há momentos em que um pouco de ajuda pode ajudar muito. Quando um grande prazo se aproxima, ou um cliente está com dificuldades, ou quando você está sem inspiração, não seria bom ter alguma ajuda do céu?

Felizmente, existe um santo padroeiro do marketing: São Bernardino de Siena

São Bernardino de Siena foi um frade franciscano que pregou em toda a Itália durante a primeira metade do século XV. Ele era tão conhecido por sua pregação incansável e criativa que o Papa Pio II o chamou de “um segundo Paulo”. Diz-se que ele pregou por 8 horas por dia durante 50 dias consecutivos antes de sua morte em 1444. Por causa de sua habilidade, ele se tornou o santo padroeiro de todas as áreas de falar, publicidade, relações públicas, etc.

Além de suas habilidades de comunicação, ele também tinha o dom de usar elementos visuais para promover a fé. São Bernadino tinha uma forte devoção ao Santo Nome de Jesus e, para difundir essa devoção, desenvolveu o Cristograma “IHS”, um dos símbolos visuais mais famosos da Igreja. Ele e seu aluno, São João de Capistrano, em suas missões de pregação por toda a Itália, carregavam cartazes de madeira com o IHS cercado por raios. São Bernardino e São João abençoaram os fiéis com este monograma, invocando o nome de Jesus, e muitos milagres foram relatados.

Como melhorar sua comunicação católica?