Um dos objetivos centrais de uma paróquia é formar os fiéis e despertar vocações, seja ela qual for. A Igreja, como sempre, é o lugar ideal para isso. Mas e fora dela?

A paróquia precisa ter um ambiente fora da Igreja que trabalhe para esse despertar vocacional formando os fiéis. E atualmente, o melhor lugar para fazer isso é exatamente o mesmo em que as pessoas passam a maior parte do tempo: a internet.

O mundo digital é o nosso novo meio de comunicação, nosso novo shopping e é onde buscamos todo tipo de entretenimento. Por que, então, não ser também um novo meio de despertar vocações?

EVANGELIZANDO NO DIGITAL

O primeiro passo para isso é quebrar essa rejeição às redes sociais e ao mundo digital que muitas paróquias têm. É lá onde as pessoas estão e é lá que devemos estar. São Paulo nos lembra a ordem do Senhor em At 13,47: “Eu te constituí como luz das nações, para levares a salvação até os confins da terra”. A salvação deve ser transmitida a todos, em todos os lugares possíveis. Então, não há motivos para estar fora da internet, por mais que ela pareça hostil.

O público jovem e adolescente, que geralmente é mais difícil de trazer – e manter – na Igreja, é o que mais está atrelado à internet. Temos uma geração que nasceu e cresceu conectada. Tentar alcançá-los fora desse ambiente que para eles é tão natural, só vai dificultar o trabalho.

E isso não é sobre mudar a Igreja, os valores católicos e a nossa Fé. Muito pelo contrário: é levar tudo isso onde ela ainda não é tão disseminada.

REDES SOCIAIS

É através das redes sociais que a paróquia pode divulgar seus eventos e informações de maneira mais eficaz. Uma página no Facebook, Instagram, e até um site próprio da paróquia ajudam, e muito, a divulgação. Essas redes são de uso gratuito e com diversas ferramentas que nos auxiliam a entregar um conteúdo melhor.

Aqui vão algumas idéias que você pode aplicar na página do Instagram:

1. No Instagram, você pode transmitir ao vivo todas as Missas e eventos que quiser. E precisa apenas de um celular e conexão à internet para fazer isso;
  1. Publicar o Evangelho do dia;
  1. Publicar a homilia do padre;
  1. Criar destaques com os horários e dias de Missa, confissão, etc.
  1. Fazer um breve comentário ao Santo do dia;
  1. Recomendar filmes e livros com temática ou ensinamentos cristãos.

São apenas algumas dicas, e de uma única ferramenta que pode ser usada para divulgar a paróquia. As possibilidades são muito maiores.

SITE PAROQUIAL

Outro ponto importante é incitar vocações e formar os fiéis online. Além de avisos e convites para participar da paróquia, o que o ambiente digital facilita é a entrega de conteúdo formativo, que ajuda o fiel a crescer na Fé e despertar suas vocações. Você não depende que as pessoas vão até a Paróquia para receber esse conteúdo. Elas podem acessá-lo de qualquer lugar. E isso é feito perfeitamente através de um Site Paroquial.

O Site Paroquial ajuda além da formação, sendo a base de toda a presença digital da paróquia. No site, todo mundo poderá buscar as informações sobre a paróquia e consumir o conteúdo lá publicado.

E sabe o que é melhor? Existe um meio de fazer tudo isso, sem precisar meter a mão na massa com a criação de site, produção de conteúdo e todo o resto.

A Paroquia.site é uma empresa católica que entende as necessidades das paróquias em se estabelecer melhor no ambiente digital. Nós trabalhamos para garantir que a sua missão seja cumprida e atraia o maior número de pessoas possível, criando Sites para Paróquias e administrando todas as ferramentas necessárias, além de criar conteúdo para aumentar o público e atrair mais fiéis para a paróquia.

E para conhecer mais as ferramentas e todos os serviços que nós oferecemos, entre em contato com nosso consultor clicando no botão abaixo.